AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO LÉMURE-PRETO- E-BRANCO

Ordem: Primates

Família: Lemuridae

Distribuição e Habitat : Vivem nas florestas tropicais húmidas do Leste de Madagáscar, até aos 1200 metros de altitude. 
Ver onde está


Identificação:O lémure-preto-e-branco-de-colar (Varecia variegata variegata) é uma das duas subespécies muito diferentes que se distinguem na espécie Varecia variegata. A outra subespécie é o lémure-vermelho (Varecia variegata rubra). A pelagem dos lémures-pretos-e-brancos-de-colar é branca no dorso, nas patas e nos tufos existentes em torno da face e é negra na cabeça, nas espáduas (“ombros”), no ventre e na cauda.

Hábitos:São primatas diurnos e arbóreos. Estão particularmente activos ao crepúsculo mas, por vezes, também durante a noite. Tomam banhos de sol, esticando-se com os braços e as pernas abertas. Muitas vezes, enquanto se alimentam, suspendem-se de cabeça para baixo dos ramos das árvores. Vivem em casais ou em grupos de cinco a 16 indivíduos com vários machos, fêmeas e juvenis. As fêmeas são dominantes. Estes lémures defendem agressivamente o seu território de outros grupos da mesma espécie. Utilizam pouco as marcações odoríferas e usam vocalizações de alarme.

Dieta:Alimentam-se de frutos, sementes, folhas e néctar.

Reprodução:
O período de acasalamento decorre de Maio a Julho. A gestação dura 90 a 102 dias, após os quais, de Setembro a Novembro, nascem geralmente duas ou três crias, que são amamentadas por 90 dias. Os recém-nascidos são transportados com a boca pela progenitora. Esta constrói um ninho para a protecção das crias. O intervalo entre os nascimentos é de um ano. Atingem a maturidade sexual aos 20 meses de idade.


Estatuto de conservação e principais ameaças:Esta subespécie encontra-se em perigo (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). Pertence ao Apêndice I da CITES. A subespécie Varecia variegata variegata está ameaçada pela destruição e fragmentação do seu habitat, originadas pela desflorestação. Encontra-se protegida na sua área de distribuição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sereias - Novos Indícios [Dublado - Discovery Channel HD]