Arraia-jamanta: a maior arraia do planeta


Classe: Chondrichthyes
Ordem: Rajiformes
Família: Mobulidae
Gênero: Manta
Espécie: Manta birostris
As arrarias ou raias assim como os tubarões são peixes que têm o esqueleto formado por cartilagem, a arraia-jamanta é considerada a maior arraia do planeta, podendo atingir 3 m de comprimento, 7 m de largura e pesa aproximadamente 2 toneladas.
Essa espécie habita as áreas tropicais e subtropicais de todos os oceanos.
Apresenta coloração negra, verde-escuro ou marrom na parte superior com a parte ventral branca. A boca possui pequenos dentes e está localizada entre as duas nadadeiras que saem de sua cabeça, as quais são utilizadas para levar o alimento até a boca, essas nadadeiras têm 1 m de comprimento e 15 cm de diâmetro.
Apesar do tamanho as jamantas não são agressivas, nadam lentamente e permitem a aproximação de mergulhadores. Outra informação importante é que sua cauda não possui ferrão como na maioria das arraias.
Como as jamantas costumam nadar bem perto da superfície, por conta de seu tamanho barcospequenos podem ser virados. Elas também são capazes de mergulhar à mais de 1 000 m de profundidade.
Sua alimentação é composta de plâncton e pequenos crustáceos.
Em relação à vida reprodutiva dessa espécie não se sabe muito, sabe-se que a fêmea dá à luz apenas um filhote com cerca de 10 kg e 1 m de comprimento.
A arraria-jamanta vive por cerca de 20 anos.
Devido à pesca para fins comerciais, medicinais, artesanais e até mesmo acidentais essa espécie está listada como vulnerável pela IUNC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sereias - Novos Indícios [Dublado - Discovery Channel HD]