Escorpiões

Classe Arachnida
Ordem Scorpiones

Características

O escorpião possui corpo alongado, formado por um cefalotórax indiviso, articulado com o abdômen em toda a sua extensão.Tem quatro pares de pulmões.

Suas quelíceras pequenas, terminadas em pinça, dilaceram a presa.
Os pedipalpos longos terminam em tenazes com dois "dedos", com as quais o animal pode segurar firmemente até mesmo um fio de cabelo.
O abdômen, constituído por doze segmentos, é dividido em duas partes: a anterior (pré-abdômen), de sete segmentos, e a posterior (cauda ou pós-abdômen), composta de cinco anéis e mais um artículo modificado, o télson.
Este abriga duas glândulas de veneno e termina num ferrão. Quando o escorpião caminha, a cauda se mantém erguida e arqueada sobre o dorso.
No cefalotórax há um glanglio nervoso (massa cefalotorácica), que se prolonga até a extremidade do abdômen.
Os órgãos dos sentidos não são muito desenvolvidos: o comportamento dos escorpiões é comandado principalmente pelas impressões tácteis transmitidas através dos pelos.
escorpião laranjado





Estes se espalham por todo o corpo, sendo mais abundantes nos pedipalpos.
Os pentes, situados na superfície inferior do abdômen, também têm importante papel sensorial.
A visão é exercida por vários ocelos (olhos simples).
Dois ficam situados na parte superior da região mediana do cefalotórax, sendo auxiliados por dois a cinco ocelos laterais, próximos à margem anterior do cefalotórax. Poucos escorpiões são cegos.

Para os pequenos animais de que se alimenta, utiliza as tenazes. Quando é atacado por animais de seu porte ou maiores, geralmente usa o ferrão venenoso.
O veneno é expelido por dois orifícios existentes perto da extremidade do ferrão: bastante ativo em alguns escorpiões, age sobre o sistema nervoso das vítimas, provocando muitas vezes a morte por paralisia dos centros respiratórios.
Chega a matar seres humanos, principalmente crianças.

Maturidade: os animais atingem a idade adulta após um ano e meio.
Comprimento: até 20 cm
Tempo de Vida: 3 ou 5 anos, variando conforme a espécie.
Características: Duas garras ou pinças bem desenvolvida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sereias - Novos Indícios [Dublado - Discovery Channel HD]