leões

O leão é um felino do gênero Panthera, e um membro da família Felidae. Podendo ter até mais de 250 kg em peso, ele é o segundo maior felino vivente (o maior é o tigre). 
Leões selvagens existem atualmente em maior quantidade, na África.
Os leões vivem aproximadamente entre 10 e 14 anos na natureza, mas em cativeiro podem chegar a ter mais de 20 anos.
É chamado de Rei dos Animais por estar no topo da cadeia alimentar no ambiente em que vive.
Os leões passam de 16 a 20 horas por dia descansando.
Já foi observado que, quando o leão ronda o território das fêmeas, ele ocasionalmente para, cheira, ergue a cabeça com o lábio superior curvado para dentro, e depois fecha as narinas e respira fundo pela boca. Ele interceptou um cheiro distante de urina da fêmea, e sua reação é fazer com esse cheiro seja levado ao órgão de Jacobson, localizado no céu da boca, onde é decifrado conforme seu teor de hormônios sexuais. 
Esse comportamento é chamado "reação flehmen", apresentado por um grande número de carnívoros e outros mamíferos. O órgão de Jacobson lhes dá um olfato muito mais aguçado que o do homem, e é uma ferramenta sensorial especialmente útil para farejar uma companheira.
A urina da fêmea leva mensagens "cheirosas", os feromônios, que fornecem informações sobre sua fertilidade. Ao decifrar essas mensagens, o macho pode orientar suas atenções sexuais para onde elas tiverem mais chances de serem correspondidas.

Sincronia do cio

As mensagens são também importantes para as fêmeas, que decifram os feromônios depositados por suas irmãs do bando para sincronizar seus próprios períodos férteis.
Em geral, quando uma fêmea está no cio, todas as outras estão.
A vantagem disso aparece no comportamento sexual dos leões.
Os machos acasalam a cada 25 minutos, mais ou menos, durante vários dias com a mesma fêmea. Geralmente há dois ou três machos adultos no mesmo bando de leões e, se só uma fêmea do grupo estivesse no período fértil, os machos lutariam entre si pelo direito de acasalar com ela. Os ferimentos resultantes prejudicariam o bando, que necessita de machos fortes e saudáveis para protegê-lo.
Através da sincronia do cio, as fêmeas garantem que os machos se mantenham ocupados demais para lutarem entre si, o que evita o desmembramento social do bando.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sereias - Novos Indícios [Dublado - Discovery Channel HD]