flamingos

Classe: Aves   
Ordem: Phoenicopteriformes
Espécie: Phoenicopterus ruber
Vivem em grandes bandos que as vezes chegam a centenas de milhares.
Os flamingos alimentam os filhotes com algas, camarões e outros animais pequenos.
Quando a distância do ninho é grande, eles engolem a comida e regurgitam parcialmente digerido, em forma de sopa, na boca dos filhos(como fazem muitas outras aves).
flamingo

Creche de flamingos

O lago Natron é parte de uma cadeia de lagos salgados da Grande Fossa da África, e abriga uma das creches mais espetaculares do mundo. Os flamingos menores reproduzem-se lá e constróem enormes colônias de ninhos de barro.
Os filhotes ficam relativamente a salvo de predadores como as hienas (por causa da acidez da lama) mas não de predadores alados como as águias-pescadoras.
Os flamingos adultos, às vezes voam 80km para encontrar comida e água doce em outros lagos.
Ao retornarem, identificam o filhote no meio da multidão pelo piado, pois eles não têm faro (como a maioria das aves).
Até estarem emplumados, mais ou menos aos três meses, os filhotes são alimentados com "leite de papo".Quanto mais olhos existem para vigiar os predadores, mais chances de sobreviver. Por isso os animais de diversas espécies procuram segurança vivendoem grandes grupos.
O flamingo se movimenta com muito mais habilidade no ar. Em terra é lento e dasajeitado, no ar é rápido e desenvolto.

Boa parte do tempo os flamingos ficam ao sol, tirando a lama da plumagem. Ao mesmo tempo, impermeabilizam as penas com a substância oleosa que é segregada por uma glândula anal.

O bico do flamingo tem uma franja interna de hastes minúsculas, que lembra as barbatanas da baleia. Esse dispositivo permite ao bicho filtrar a água e o lodo, que se escoam entre a franja, retendo na boca somente os pequenos organismos.
O contato com a civilização dizima os flamingos de vários modos. O ruído de um jato, por exemplo, basta para provocar o pânico, colisões e fraturas.

Uma das pernas encolhida junto ao peito, só a outra, fina e longa, sustenta o corpo com estabilidade, quando o flamingo dorme imóvel.
O pescoço curvado, apoiado sobre o dorso e encaixa a cabeça entre a asa e o tronco.
Pode ter até 1,30m de altura.
O flamingo não se adapta bem a outro tipo de alimentação. Come outras coisas que lhe dão no cativeiro, mas o flamingo vermelho que habita o Brasil e outros lugares da América vai empalidecendo e desbotando a plumagem quando em cativeiro, e para recuperá-la é preciso repor o bicho em seu habitat natural.
O contraste da borda preta das asas, formada pelas pontas das penas, com o vermelho do resto da plumagem é comum na espécie que habitava as restingas do Rio de Janeiro.Ao nascerem, os filhotes de flamingo têm pernas curtas e bico reto. Seu primeiro alimento é a casca do próprio ovo. Cada ninhada produz uma ou duas crias.Na primavera, os flamingos se reúnem em colônias para construírem seus ninhos, cones de lama, amassada com o bico.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sereias - Novos Indícios [Dublado - Discovery Channel HD]